Benefícios da cevada

Cereal muito consumido no país é fonte de fibras e vitaminas.

Com o nome famoso por ser um componente da cerveja, a cevada é um cereal integral bastante nutritivo. Embora o consumo ainda seja pouco praticado e discutido entre os brasileiros, incluir a cevada na alimentação traz muitos benefícios para a saúde e ajuda a suprir a necessidade de uma boa variedade de nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

“A farinha de cevada verde é cheia de vitaminas A, do complexo B, C e K, além de minerais como cálcio, fósforo, selênio, zinco, iodo e cobre. Todos esses nutrientes são necessários para o bom funcionamento do organismo”, comenta Mohamad Barakat, endocrinologista e especialista em fisiologia do exercício e nutrologia.Além de ser rica em vitaminas e minerais, fornecendo esses nutrientes ao organismo, a cevada oferece ainda outros benefícios para a saúde.

“Como a cevada é rica em selênio, magnésio, manganês, cobre e tiamina, ela é excelente para funções de aprendizado e desenvolvimento neuronal”, ressalta a nutróloga Cristiane Braga L. Kanashiro.

“As fibras presentes no cereal estimulam o funcionamento do intestino, melhorando a absorção de nutrientes e prevenindo doenças do trato intestinal. Além disso, possui propriedades diuréticas, melhora a oxigenação das células, estimula a circulação e acelera o metabolismo”, conta o dr. Mohamad Barakat.

A cevada também tem propriedades antioxidantes, que ajuda o sistema imunológico e é uma aliada na manutenção da saúde dos ossos. “O iodo da cevada também está relacionado ao controle hormonal, já que essa substância age com as glândulas da tireoide”, completa o médico.A cevada é uma grande aliada para uma pele bonita e saudável. Suas ações antioxidantes ajudam no combate ao envelhecimento precoce. Como conta Mohamad Barakat, “o cereal tem propriedades de regenerar as células da pele e devolver elasticidade e hidratação”.

Além da pele, os nutrientes presentes na cevada também colaboram com a saúde e beleza de unhas e cabelos: a biotina, uma vitamina do complexo B, estimula o crescimento do cabelo e das unhas.

Complementando os benefícios, segundo a Dra. Cristiane, a cevada “fornece energia e combate os radicais livres”. Além disso, ainda fornece uma boa quantidade de fósforo ao organismo, o que ajuda a reforçar a estrutura celular e influencia na aparência saudável.

fonte:

dicasdemulher.com.br